Saber Genial
As lendas, ao contrário dos mitos, não tem a intenção de explicar alguma coisa do mundo, seja essa coisa concreta ou abstrata.
As lendas estão mais ligadas ao folclore.
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular.
As lendas se originam de fatos reais ou de fatos que se supõe que aconteceram e que impactaram uma comunidade gerando alguma inquietação, surpresa ou estranhamento.
Saiba mais sobre mitos em Por que estudar mitos
Exemplo disso é o “chupa-cabra”. Foram encontradas diversas cabras mortas em Porto Rico com mordidas no tórax e totalmente sem sangue. Posteriormente foram relatadas diversas mortes de animais em situação semelhante. Na falta de explicação as mortes foram atribuídas a misteriosos ETs.
Outra lenda moderna é o do ET de Varginha. Não temos uma comprovação científica que isso aconteceu, apenas relatos de diversas pessoas que afirmam tê-lo visto.
Esse mecanismo pode explicar o surgimento de outras lendas mais antigas como a do lobisomem, do saci pererê, das sereias, do pé grande e muitas outras.
As lendas podem estar ligadas ao folclore, que geralmente relatam histórias do campo ou da floresta ou podem ser as chamadas “lendas urbanas”. O ET de Varginha é um exemplo de lenda urbana.
As lendas também tem a função de proteger as pessoas de situações que podem ser perigosas. A lenda do lobisomem e o medo que ela gera previne as pessoas de saírem à noite de casa, o que era bem perigoso antes da iluminação pública. As lendas de seres da mata seriam um alerta para as crianças não andarem sozinhas na floresta.
As pessoas acabam por acreditar que esses seres existem. Então as lendas têm um diálogo muito forte entre o real e o imaginário.
As fábulas são histórias com animais, onde a presença humana é indireta ou mesmo inexistente.
Os protagonistas são os animais que são dotadas de características humanas, elas falam, pensam, elas tem sentimentos e se movimentam como os humanos.
Além das características humanas, tem qualidades que a cultura atribui a esse animal. Os lobos são maus, as raposas são espertas e inteligentes e as ovelhas são boazinhas e bobinhas, refletindo algum tipo de arquétipo, tipos de pessoas ou grupos de pessoas.
Saiba mais sobre arquétipos em A Saga do Herói
“Trabalhar como formiga e se divertir como a cigarra” ou seja, a formiga representa o tipo trabalhador e esforçado e a cigarra o tipo irresponsável
As fábulas em geral são textos bem curtos em verso ou em prosa. São bem versáteis e ganham variações conforme vão sendo contadas de geração para geração ou região.
Nem todas as fábulas têm uma moral implícita, mas elas são muito importantes na educação infantil pois despertam os mais variados sentimentos na criança que levam a uma reflexão através da moral ao final da história.
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra: “Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.” As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram: “Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?” “Para falar a verdade, não tive tempo”, respondeu a cigarra. “Passei o verão cantando!” “Bom… Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”, disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.
Moral: Os preguiçosos colhem o que merecem.
Essas belas histórias nos permitem construir diversas explicações principalmente no que se refere às relações interpessoais, que incluem defeitos, virtudes, paixões, as relações entre as pessoas e as relações entre humanidade e a natureza. Nos auxiliam de maneira que cada um de nós passe a conhecer a si próprio.
As fábulas são muito importantes para a formação das crianças. São historinhas que costumam tratar de temas comuns ao dia a dia dos pequenos.
As crianças aprendem pela observação e imitação do que vivenciam. Quando contamos uma fábula elas têm a oportunidade de pensarem sobre seus próprios valores e atitudes, como se relacionam com os colegas e familiares.
Por isso é tão importante ler e contar essas histórias para as crianças. Você aproveita para treinar a leitura em voz alta e ainda faz uma boa ação com seu filho, sobrinho ou qualquer outra criança do seu convívio.
Uma dica para tirar ainda mais proveito disso é não revelar a moral da história, deixando que elas mesmas criem a sua própria moral para a fábula. Assim você contribui também com o aprendizado e com o desenvolvimento da criatividade desse seu amiguinho.
As fábulas são muito importantes para a formação das crianças. Quando contamos uma fábula elas têm a oportunidade de pensarem sobre seus próprios valores e atitudes, como se relacionam com os colegas e familiares.
Quando contamos uma fábula elas têm a oportunidade de pensarem sobre seus próprios valores e atitudes, como se relacionam com os colegas e familiares.